sábado, 15 de maio de 2010

Fusca, a Paixão do meu Amor!!!!!!!!!!



O alemão Ferdinand Porsche (1875-1951) foi quem deu forma ao que se tornou o carro mais vendido da história. O modelo da Volkswagen teve seus embriões em outros carros de formas arredondadas, mas foi mesmo o Fusca que entrou para a história. O carro popular por definição - o Fusca surgiu dentro do conceito alemão de "Volks Wagen", ou seja, carro do povo - tinha muito das formas do carro de luxo.





A fascinação pela tecnologia e pela produção industrial traduzia os ideais do inicio do século XX, a máquina era sinônimo de mobilidade e velocidade, de repetição e ritmo. O carro, o avião, o telefone e o rádio foram as grandes invenções e os símbolos do modernismo.
A idéia de um "amanhã melhor" foi o combustível sócio cultural que movimentou as pranchetas dos designers automotivos dos dois lados do Atlântico, promovendo a popularização do streamline como estilo predominante nas décadas de 1940 e 1950. O streamline não se caracterizava pela reflexão da realidade. Ao contrário, buscava uma visão de suavidade e aerodinâmica.






As formas arredondadas definiram os automóveis dos anos trinta: os veículos eram baixos e com as linhas curvas de teto feitas para reduzir a resistência do ar. As partes da carroceria eram uma única gaiola metálica com superfícies contínuas e suaves, lembrando um pássaro em vôo livre. Norman Bel Geddes, conhecido designer norte americano das décadas 1930 e 1940, popularizou o streamline como um estilo de design para as massas ao publicar ilustrações fantásticas de automóveis e ônibus em forma de gota. Esses trabalhos ganharam espaço em jornais e revistas de grande circulação.





O visual streamline passou a caracterizar o progresso, o futuro e a modernidade tão sonhada, tornando-se uma influência marcante nas décadas seguintes, tanto para veículos populares como para a arquitetura e design.

O fusca tornou-se um ícone do design, representando o ideal de popularização trazendo uma mensagem de futuro, inovação e estabilidade
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